# Resenha: Pequena Abelha, de Chris Cleave

21:29

"Às cinco da tarde eles dizem a você para ir em frente e às seis trancam você outra vez na sua cela."




    Olá, tudo bem? Espero que o seu Natal tenha sido ótimo e na presença de boas pessoas. Quase em 2015, com um pé na frente e outro atrás, eu li um livro que hoje irei resenhar. Eu retirei o livro na biblioteca pública da minha cidade e depois de lido, comprei ele em um site de coisas (sim, coisas de todos os tipos) usadas. Vai chegar em breve aqui em casa. 
    Vale dizer que nunca tinha ouvido falar sobre esse livro antes, nem li ou vi resenhas sobre, muito menos li detalhadamente a sinopse. Foi o momento "Julguei pela capa e levei".


      Pequena Abelha é uma jovem nigeriana que ficou presa por 2 anos em um Centro de Detenção de Imigrantes na Inglaterra. Ela fugiu de seu país em busca de asilo político na terra da Rainha, depois de um acontecimento horrível em uma praia de sua terra natal. A jovem foi presa por ser imigrante ilegal e sobreviveu dois anos na detenção graças ao seu inglês aparentemente perfeito, que aprendeu lendo revistas e jornais ingleses.
    Abelhinha (um apelido carinhoso da personagem) recebe autorização para sair do Centro de Detenção junto com outras moças de diversos países, todas sem documentos, tornando impossível a legalização da estada no Reino Unido. Isso faz com que Abelhinha questione o motivo de ter saído da detenção. Com um documento de um homem chamado Andrew O'Rourke, ela só pode seguir em direção ao lugar onde ele se encontra: Kingston-upon-Thames. Mas como ela tem o documento de um inglês que nunca viu na vida?
      Na verdade, Pequena Abelha já o conheceu uma vez, ele é a única pessoa a quem pode recorrer na Inglaterra. Andrew e Sarah, sua mulher, conheceram Abelhinha e sua irmã em uma praia na Nigéria, anos atrás. O que aconteceu com os quatro naquela praia mudou suas vidas e trouxe consequências que se alongam pelo tempo como as ondas de um lago, após você atirar uma pedra.
     Sobrevivência, traição, problemas conjugais, morte e memórias... Pequena Abelha aborda a luta pela vida e pela segurança dos imigrantes que buscam asilo político e a vida complicada e angustiante de uma família inglesa comum. Para descobrir por que Sarah não tem o dedo do meio, o que aconteceu com Andrew depois da Nigéria e o futuro de Abelhinha, só lendo.

O que eu achei do livro...


    Bom. Duzentas e sessenta e sete páginas (tirando notas e agradecimentos) com onze marcações com post-it. Eu gostei muito do livro, da personagem Abelhinha e de várias passagens e frases marcantes e bem construídas. Lá pela metade do livro, eu decidi ver uma resenha e vi a da Ines, do canal Ines Books (para ver o vídeo clique aqui). E, ela disse que não gostou muito, porque o autor não conseguiu aprofundar as características das personagens. Concordo.
    Eu gostei muito do livro, tanto que pensava ser o meu mais novo favorito, mas logo que as últimas páginas chegaram, eu mudei de opinião. O final é, digamos, regular. Não gostei muito da vida de Sarah e do que ela fez depois da Nigéria, mas não a odeio, apenas não morro de amor por ela.

Veredicto:


    Bom. Nem péssimo, nem incrível. Vale a pena ler, sim, vale. Só o final é que faz a maionese desandar. 


Não Derrame Café no Seu Livro, por João Augusto
    

    
      
    



You Might Also Like

0 comentários