Resenha: Educação Financeira, de Martha Medeiros (crônica)

18:25

Resenha da crônica publicada no jornal Zero Hora.




    Martha Medeiros mostra em "Educação Financeira" o motivo de ser considerada uma grande cronista e escritora. Abordando a crise financeira que o Brasil e especialmente o Rio Grande do Sul está enfrentando, Martha reflete sobre sua origem e traz questionamentos que incluem até o âmbito familiar.
     A autora traz seu ponto de vista especial e singular sobre o que é ser rico, milionário; comenta que o dinheiro acumulado em bancos é suprimido por (na sua definição) pontos fundamentais de equilíbrio. O equilíbrio mental, acredito eu, ressaltando e concordando com Medeiros, é a paz de espírito, a tranquilidade ao dormir e poder desfrutar aqui e ali de pequenos mas significativos momentos de puro entretenimento e lazer.
     A afirmação de que a felicidade se encontra quando é possível fazermos o que quisermos, sem a pressão esmagadora do dinheiro (de sua escassez ou abundância) me parece totalmente verdadeira e aceitável. O dinheiro resolve e cria problemas, abalando nossa estabilidade mental, que reflete em nossa felicidade. Mas esse tipo de pessoa consciente de que o dinheiro deve ser usado com cuidado, percebe isso ao longo de sua criação, de seu desenvolvimento, como Marta, que, aos 19 anos, trabalhava de manhã à tarde e estudava à noite.
    Desta forma, a cronista aponta a possível e plausível causa da crise financeira do Estado: o não cumprimento dos conceitos básicos de educação financeira, algo que deve ser ensinado de pai para filho, perpetuado através das gerações, para efetivar sua realização.


    A crônica completa está disponível no site do jornal Zero Hora.

Não Derrame Café no Seu Livro, por João Augusto

You Might Also Like

0 comentários