Sobre a faculdade, minhas leituras e o histórico do blog ou O capítulo onde o que foi não será novamente.

17:54

 "All along the road, the lights stream by. / I want to go where the dew won't dry. / I want to go where the light won’t bend— / far as the eye may reach—nor end." *

*Trecho da música "Anecdotes", de Joanna Newsom

Nighthawks by Edward Hopper (1941-1942)

                                            O blog não é o mesmo de antes (se antes ele era alguma coisa). O diário de leituras virtual ainda não assumiu um padrão regular de ideias. O tempo passou e sinto que esse padrão já deveria estar estabelecido, mas não foi o que aconteceu. Não conheço bem quem me lê, mas sim a quem escrevo. Escrevo para quem necessita de um amigo, para quem busca uma opinião sobre livros quando não tem a quem recorrer ou quando somente precisa de mais um “sim” ou “não” para se decidir em relação a uma leitura. Quando escrevo, ofereço aquilo que de mais precioso tenho. Não poupo o que está guardado em mim. Se deixar de fora uma ideia ou informação, sinto que o leitor estará lendo algo incompleto e isso não gosto de fazer, pois me lembro dos versos de Ricardo Reis (Fernando Pessoa): “Para ser grande, sê inteiro: nada / Teu exagera ou exclui. / Sê todo em cada coisa. Põe quanto és /No mínimo que fazes. [...]”.
                               
                                       Tantas vezes prometi resenhas e comentários sobre diversos livros e até hoje não cumpri com minha palavra. O peso das promessas fica armazenado na memória e busca destruir o que junto dela está, com rachaduras que ameaçam toda a estrutura. Não sei como alguns políticos suportam isso... O tempo para mudar foi ontem, é hoje e será amanhã. Antes que eu comece a devanear sobre o futuro, coisa que gosto muito de fazer, melhor seria explicar um pouco do passado breve.
                                      Concluí meus estudos no ensino médio. Obtive uma boa nota na prova do ENEM. Fui aprovado no vestibular e ganhei uma bolsa de estudos integral do governo (Prouni). Iniciei meus estudos na Universidade de Passo Fundo, no curso de Letras, Português - Inglês e Respectivas Literaturas (Licenciatura). Deixo este espaço em branco para que você leitor(a) imagine o que mudou por aqui.
  


                                            Agora sou um ser em constante des[re]construção.


                               


                                            O curso de Letras, como todos imaginam e é verdade, requer muitas leituras. Claro que não somente de livros viverão os futuros professores, contamos com prática e o que mais pertence a um curso de graduação e pós-graduação. As experiências dentro da Letras são cada vez melhores devido ao fato de Passo Fundo ser a Capital Nacional da Literatura. A formação conta ainda com mestrado, doutorado e professores pesquisadores em atividade.
                                            Estou agora no segundo semestre. Tenho vários projetos de leitura fresquinhos na gaveta. Nos últimos meses tive contato pessoal com vários escritores: Manu Maltez, Ricardo Azevedo, Tabajara Ruas, Raphael Montes, Christopher Kastensmidt... Li os livros deles também. Li vários livros de literatura brasileira contemporânea e muita teoria. O interessante agora é o aprofundamento no “pensar sobre o livro”. Como assim? Por exemplo, após a leitura de um romance contemporâneo eu leio diversos textos teóricos sobre o que é um romance? De que forma o romance contemporâneo espelha a sociedade em que foi escrito? Até que ponto os romances da atualidade podem ser considerados literatura? O que é literatura? (aos amigos das Letras, risos)
                                           
                                          Contudo, não pretendo discutir intensivamente essas questões aqui no blog, pelo menos não por enquanto. Preciso ainda desenvolver e acentuar as diferenças entre o “João Augusto leitor” e o “João Augusto acadêmico-pesquisador”. Não gostaria de misturar muito as coisas porque estaria me afastando consideravelmente do objetivo do blog.
                                              Continuo lendo meus queridos autores, minhas fantasias e ficções, amigos de longa data. Porém agora preciso ler outros livros para a faculdade, teóricos ou não. Os livros que preciso ler para a faculdade são discutidos em sala de aula e muitas vezes rendem trabalhos e resenhas que serão avaliados. Então em alguns momentos me afasto de certos livros para dar atenção aos outros que serão estudados no curso. Sem problema, amo-os de qualquer forma. Leio com e por puro prazer.

                                             Por fim, gostaria de agradecer aos amigos leitores. Não revelarei qual será a próxima obra resenhada, nem quando a publicarei. Creio que neste ponto você já pode entender o porquê. Muito mudou, mas há algo que permanece e a cada dia ganha mais intensidade: a paixão pelos livros e o desejo de poder compartilhá-la. 


                        Não Derrame Café no Seu Livro, por João Augusto
Na

NçNão

You Might Also Like

0 comentários