Resenha: A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin

17:21

"[...] - Por quê? Por que agora? Jon Arryn foi Mão durante catorze anos. Que andava fazendo ele para que tivessem de matá-lo?- Andava fazendo perguntas [...]."




                O criador da saga de fantasia adulta de maior prestígio da atualidade é o americano George R. R. Martin, escritor, produtor e roteirista. Foi em meados dos anos 1990 que George começou a desenvolver a série As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire) que, na época, era dividida em três livros: A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones), A Dança dos Dragões (A Dance with Dragons) e Os Ventos do Inverno (The Winds of Winter). Porém, a história cresceu na medida em que era contada (the tale grew in the telling) e o que era para ser uma trilogia ganhou um, depois dois e mais um volume, totalizando sete livros, respectivamente:
George R. R. Martin

A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones)
A Fúria dos Reis (A Clash of Kings)
A Tormenta de Espadas (A Storm of Swords)
O Festim dos Corvos (A Feast of Crows)
A Dança dos Dragões (A Dance with Dragons)
➸ Os Ventos de Inverno (The Winds of Winter) (ainda não publicado)
➸ Um Sonho de Primavera (A Dream of Spring) (ainda não publicado)





    Em Portugal cada livro foi divido em dois volumes e pelo que sei algumas edições britânicas também foram divididas (possivelmente pelo tamanho de alguns livros como o terceiro, que no Brasil têm 884 páginas, sendo que em edições estrangeiras o número se aproxima das mil páginas; e/ou por questões de mercado).

Edição portuguesa da saga.


Outra edição portuguesa.
Edição britânica da saga.

Edição britânica da saga.

A Guerra dos Tronos
 nos leva ao mundo de Westeros, continente governado pelo rei no Trono de Ferro, Robert Baratheon, o Primeiro de Seu Nome, Senhor dos Sete Reinos. Também conhecemos partes de alguns outros locais fora de Westeros.

    Nessa terra as estações do ano podem durar décadas ou até uma vida inteira. O inverno é temido por todos. Um período sem vida, sem esperança e repleto de perigos que se escondem nas geladas terras nortenhas. O primeiro livro se passa em um verão próximo de seu fim, e o lema da casa Stark é constantemente lembrado: o inverno está chegando. No apêndice da obra encontramos uma breve história de algumas Grandes Casas dos Sete Reinos. Parte muito importante, pois a quantidade de nomes, posições, cargos, alianças e histórias pode confundir leitores e leitoras.

    Após a morte de Jon Arryn, outrora Mão do Rei (cargo semelhante a primeiro-ministro), Robert Baratheon viaja do seu castelo no sul para as terras geladas de Winterfell, no Norte. Visita seu amigo Eddard Stark que o ajudou em batalha a conquistar o trono dos Sete Reinos e a varrer os Targaryen do poder. Contudo, há suspeitas de que Jon foi envenenado por alguém de real posição. A convite de Robert, Eddard aceita ser a nova Mão e vai com parte de sua família para o sul com a intenção de investigar a morte de seu predecessor no cargo. Assim tem início inúmeras intrigas que rebentam em traições, batalhas, fugas, apreensões e muitas mortes. Cada capítulo é sob a perspectiva de um personagem, narrado em terceira pessoa, recurso usado com mestria pelo escritor.
    Ao realizar a pesquisa para este post fiquei com receio de assistir a maioria das entrevistas de George Martin e acabei por tomar conhecimento de um spoiler simplesmente por ter pesquisado imagens de uma personagem. Por isso, cuidado: grande parte das entrevistas do autor se destina a quem já leu os cinco livros. No final do post tem um vídeo que seria ótimo para quem ainda não leu o primeiro volume SE não tivessem colocado cenas da segunda temporada da série da HBO. O sucesso estrondoso dos livros se deve, em parte, à série televisiva Game of Thrones, da HBO.
    Sabe-se que George R. R. Martin bebeu da fonte de J. R. R. Tolkien, célebre autor da trilogia O Senhor do Anéis, entre outros livros. Também serviram de inspiração as ficções históricas, episódios da história medieval, a Guerra das Rosas, etc. Em conjunto com suas vivências Martin pôde escrever uma fantasia extremamente rica em detalhes, bem trabalhada, com personagens complexos, histórias atraentes e grandiosas na forma e no estilo. 
    Já estou encantado e apaixonado por essa saga! A Maratona Gelo e Fogo continua, agora com a leitura do segundo volume: A Fúria dos Reis.


Atenção: se você ainda não leu A Guerra dos Tronos o vídeo abaixo contém spoilers!


*(p.230) MARTIN, George R. R. A Guerra dos Tronos. São Paulo: Leya, 2010.

Fontes:


Não Derrame Café no Seu Livro, por João Augusto

You Might Also Like

1 comentários

  1. A história é o elenco na série fazem um ótimo trabalho. Ninguém pode negar definitivamente o sucesso do GoT 7 temporada ,estou surpreso toda a produção por trás da série. No começo eu não estava convencido de que ela, mas como a história progrediu, eu realmente se tornou um fã. E é fechar a temporada seguinte e não pode esperar. Sucesso está assegurado. Eu amo o elenco.

    ResponderExcluir