Projeto Back to Hogwarts

09:30

"[...] Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no futuro como o dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry. Todas as crianças no nosso mundo vão conhecer o nome dele!"*



    Neste dia 31 de julho, tão memorável para bruxos e bruxas de todo mundo, eu apresento oficialmente o meu projeto de leitura Back to Hogwarts (ou De volta à Hogwarts)! Meus amigos mais próximos já me ouvem falar sobre o projeto há quase dois anos, mas finalmente chegou a hora de colocá-lo em prática. 

Resultado de imagem para lily and james potter gif    Eu li os sete livros da série Harry Potter, escritos magistralmente pela britânica J. K. Rowling, quando era criança. Me apaixonei pelo universo mágico de Potter e seus amigos como tantas outras milhões de pessoas, lendo encantado cada livro e assistindo maravilhado os oito filmes que marcaram a infância de muitos. Lembro de ir à biblioteca - que ficava à umas boas quadras de distância da minha casa - para retirar aqueles exemplares surrados e já muito manuseados, alguns quase sem o brilho nas letras da capa que destacavam o nome do protagonista. Nas idas e vindas de casa até a biblioteca, na reserva dos exemplares que estavam retirados, na especulação sobre o que encontrariam os personagens no próximo desafio a ser enfrentado, a minha própria aventura era construída em um território no qual eu jamais abandonaria: a literatura. 
    Lembro de assistir aos primeiros filmes em VHS e de experimentar o boom do lançamento do último livro da saga, Harry Potter e as Relíquias da Morte, em 2007. Logo me vi um potterhead, como são chamados os fãs de um dos bruxos mais admirados da atualidade. Porém, demorei para ler alguns livros da série (os mais grossos) e o tempo (que corre solto) desfez algumas informações que retive sobre a saga. 


    Como todos sabíamos, Harry Potter não teve fim no sétimo livro ou no oitavo filme, mas a magia continuou viva até que outros livros (Harry Potter e a Criança Amaldiçoada) e filmes (Animais Fantásticos & Onde Habitam) vieram para afirmar isso. Eu já não me lembrava de muitos detalhes sobre a história de Rowling. Por conseguinte, era difícil me inteirar das novidades que surgiam como gnomos no jardim dos Weasley. Era mais do que hora de reler os sete livros. Assim, iniciei a releitura da série Harry Potter neste mês de julho e, com entusiasmo e afeto, convido vocês a participarem do projeto! No momento estou relendo o terceiro livro. 

   Qual o objetivo do projeto? 

  • Reler os sete livros da série Harry Potter, escritos por J. K. Rowling,  a saber:
  1. Harry Potter e a Pedra Filosofal 
  2. Harry Potter e a Câmara Secreta
  3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
  4. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  5. Harry Potter e a Ordem da Fênix
  6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe
  7. Harry Potter e as Relíquias da Morte
  • Ler Harry Potter e a Criança Amaldiçoada (J. K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne), roteiro da peça de teatro que nos mostra o que aconteceu dezenove anos depois do sétimo livro.
  • Ler, se possível, outros livros relacionados à série, como: Os Contos de Beedle, o Bardo; Quadribol Através dos Séculos, Animais Fantásticos & Onde Habitam...
  • Ler Além da Plataforma Nove e Meia: pensando o fenômeno Harry Potter, organizado por Sissa Jacoby e Miguel Rettenmaier (meu estimado professor de literatura da UPF), obra teórica que poderá aprofundar as reflexões sobre o universo criativo de Rowling. 
  • Reassistir os oito filmes da série. 
  • Socializar as leituras, fomentar discussões e promover debates sobre a série. 



    Qual é a duração do projeto?

   Comecei a ler os primeiros livros já em julho. Estendo o prazo final até dezembro. Talvez antes do Natal já tenhamos terminado, não? 


    Por que participar do projeto?

    Para relembrar, reviver e recriar as maravilhosas experiências que tivemos ao mergulhar no mundo bruxo. Para nos prepararmos também, para as novidades que estão por vir no âmbito da série Harry Potter. 

    Como participar do projeto?

    Seguindo os objetivos propostos. Não tem problema se você não quer reler ou se está lendo pela primeira vez. É importante que você participe comentando, discutindo, sugerindo, apontando, perguntando, etc. 

    Pretendo fazer alguns vídeos curtos comentando sobre o andamento da leitura atual. Espero fazer uma resenha simbólica sobre os sete livros ao final. TAG's, brincadeiras e desafios podem ser tema de vídeos próximos. 
     Para celebrar o lançamento do projeto, estou sorteando, em parceria com a Nano Nerd Store, uma réplica da varinha de Lorde Voldemort. Para concorrer basta curtir a página do blog no Facebook, deixar um comentário aqui no post e passar lá na Nano para fazer um cadastro rápido e sem compromisso algum, avisando que você está lá por causa do sorteio! A loja fica aqui em Marau - RS (Rua Padres Capuchinhos, 655), então o sorteio é válido somente para aqueles que podem visitar o estabelecimento. Você tem até dia 12 de agosto para concorrer à uma réplica da varinha do Lorde das Trevas! Se desejar outras informações é só deixar um recado nos comentários.
    O sorteio será realizado às 10h do dia 12/08. O ganhador ou ganhadora deverá retirar seu prêmio na loja até dois dias úteis após a data do sorteio, tendo cumprindo os pedidos acima. Entraremos em contato, mas caso o(a) felizardo(a) não compareça, será feito outro sorteio. Uma dose de Felix Felicis para todxs!
    Outros sorteios podem surgir pelo caminho...




* (p.15) ROWLING, J. K. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. 


Não Derrame Café no Seu Livro, por João Augusto
    

You Might Also Like

1 comentários